sexta-feira, março 18, 2016

Bibliotecas: há quase 60 anos, parecia impossível, e não foi

 
"Em 1957, o serviço de Bibliotecas Itinerante da FCG efetuou um inquérito às câmaras municipais, pelo qual sessenta e cinco dos cento e cinquenta e seis municípios do continente, mostraram interesse na instalação de numa biblioteca municipal itinerante (Melo, 2004: 288). Ou seja, cerca de metade dos municípios inquiridos considerava útil e positivo o serviço de leitura prestado pela FCG.
Outro dos elementos que atesta o interesse pelas bibliotecas da rede Gulbenkian provém da adesão ao projeto do movimento associativo de carácter cultural, recreativo, social e religioso, nalguns casos. Entre 1959 e 1970 foram instaladas sete dezenas (70) de bibliotecas em sociedades filarmónicas, cine-clubes, grupos desportivos, bombeiros, estabelecimentos prisionais, hospitais e entidades religiosas. Em 1980, contavam-se cento e quinze postos de leitura, acomodados precisamente em associações culturais e recreativas, juntas de freguesia, empresas fabris, centros de assistência social (Melo, 2004: 288-289).
Por seu turno, nunca é demais salientar a recetividade das populações à iniciativa da FCG. A prova desta adesão está no facto de a rede Gulbenkian ter ampliado, em apenas dois anos, o sistema de Bibliotecas Itinerantes para a instalação de Bibliotecas Fixas, com vantagens significativas para a disponibilidade de bibliografia às populações."

A ler mais, na tese de doutoramento de Regedor (2014)

Microsoft Word - PhD _Volume I[1]-VF

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...