domingo, dezembro 18, 2011

Quem quer fazer fraca a forte gente?

Hoje acordei sem notícias sobre a formação da iniciativa cidadã para uma auditoria à dívida pública portuguesa - nenhuma televisão falou nisso - mas com a novidade de que no Governo do meu País há quem ache e diga que o que os portugueses devem fazer é emigrar. Há uns tempos fora um Secretário de Estado que no Brasil assim falou a gente jovem, agora é o próprio primeiro-ministro que aconselha o mesmo a professores que queiram continuar a ser professores - porque no País não irá haver lugar para tal ofício, pelos vistos. E tudo isto sem um lamento, que o mais importante não é desenvolver a sociedade, a economia, mobilizar o povo, os que têm preparação, mas recolher dinheiro venha de onde vier.

Há 50 anos, a 19 de Dezembro de 1961, outros queriam calar assim aqueles que não tinham emigrado, como Dias Coelho. A AJA Norte comemora a data no Porto, porque nestas nossas terras ainda há gente, e porque o Zeca nos deixou também uma cantiga inolvidável e mobilizadora.





Sem memória não há futuro. Com ela é muito mais difícil fazer fraca a forte gente. Aqui e em toda a parte.

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...