sexta-feira, maio 13, 2011

Manuel António Pina, o Grande!

 A Floresta das Adivinhas
No Meio da Florestahavia uma adivinha.Quem a adivinhava voltava para casa, quem não a adivinhava nunca mais vinha. 

A Sara gostava muito da casamas ainda gostava mais de adivinhas. Meteu-se pela Floresta sem nenhum receio e só parou mesmo no Meio. 

Vê se és capaz de adivinhar esta- disse o Homem Mau Dono da Floresta adivinha se vais voltar para casa ou se não, se vais ficar aqui para sempre presa ao chão. 

A Sara também gostava muito das árvores mas não queria ficar ali para sempre a arborizar! Antes queria ser menina e falar e andare ter as pernas soltas para saltar. 

Se dissesse que ia voltar para casao Homem Mau dizia-lhe que não, que ia ficar ali presa na Floresta, e ela ficava mesmo, porque não tinha adivinhado a adivinha. 

Vais-me prender - disse então a Sara - E o Homem Mau ficou muito atrapalhado com a resposta. Porque, se a prendesse, ela adivinhava e tinha que ir para casa, mas, se fosse para casa, não tinha adivinhado e devia ficar presa. 

A adivinha ainda podia ter solução, mas a resposta da Sara é que não. E o Homem Mau pensava no assunto com toda a força que tinha a ver se adivinhava a solução da resposta à adivinha. 

E tantos pensamentos o Homem Mau pensou, encheu a cabeça com tantos pensamentos que chegou uma altura em que já Lá não cabia mais nenhum, e quando ele pensou em mais outro, a cabeça, pum! 

(Quem diz que se pode pensar muito e que os pensamentos não ocupam lugar de certeza que nunca pensou muito no assunto se não também acabava por rebentar...) 

A Sara libertou todas as árvores e nós ficamos a saberque uma maneira de ganhar é forçar os homens maus donos das coisas a perder. (Se calhar não é nada disto, mas também pode ser...)


Manuel António Pina (Prémio Camões 2011)
O TÊPLUQUÊ e outras histórias. Edições Afrontamento

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...