segunda-feira, abril 23, 2018

Literacia em Saúde em Portugal - um debate político e educacional

saude em portugal-02



Pela nossa e vossa Saúde, atentemos ao que se passa neste dias em Portugal e alimentemos o debate.

O combate pela Literacia é fundamental para a democracia. Neste  caso, a literacia em saúde terá de incluir a consciência do peso das decisões públicas - políticas de saúde - no corpo e na vida de cada um de nós, e dos que amamos.


 um livro recente que talvez tenha interesse, da Gulbenkian que mostra que, tendo existido progressos (as gerações mais novas, antes dos 40 anos, revelam níveis menos baixos de literacia em saúde - ver gráfico da p. 12), há muito a fazer nesta matéria em Portugal.

Realmente, é um paradigma novo na educação para a saúde, na escola, mas não só, estratégia educativa ao longo da vida, mobilizando meios formais (escolares, incluindo universidade) e informais - incluindo a chamada "praça pública", presencial e a distância. Educação trans-disciplinar, evidentemente. Pese isto o que pesar às taxonomias académicas - e / ou corporativas - conservadoras.


Literacia em Saúde em Portugal - Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...