terça-feira, setembro 05, 2017

Livro do dia. II. As fabulosas histórias da Tapada de Mafra / Cristina Carvalho, Naná Sousa Dias, Teodora Boneva



Há livros com perfume. Neste, odores a urze, e a mato. Uma homenagem a um belo sítio, a Tapada de Mafra, e um itinerário de histórias que nos traz companheiros inesquecíveis, viventes entre as árvores. Para ler e reler, saboreando palavras e imagens. Cristina Carvalho prepara assim o nosso encontro com a Natureza:


"Na Tapada de Mafra, nesse reduto de inacreditáveis cores, variedades de espécies vegetais e  animais, quando passeamos ao fim da tarde, num morno fim de tarde, por caminhos de terra batida, sentimos cheiros. Cheiros intensos pelos ares. São cheiros extraordinários e, ainda que estranhos, fixar-se-ão para todo o sempre no nosso cérebro, num canto do cérebro, esse destinado aos cheiros. São as urzes do mato a invadir toda a atmosfera! Com as suas flores pequeninas cor-de-rosa, este arbusto aromático tem sido sempre preferido por todos os artistas dos perfumes, essas pessoas que se dedicam a criar novos aromas a partir das fragrâncias da própria natureza. Esses artistas descobrem pétalas, recolhem folhinhas tenras, retiram o casco dos troncos e aspiram de nariz no ar a atmosfera da floresta e depois, lá nos seus laboratórios mágicos com fornos e fogos e tubos e caixas, aqueles narizes experimentam, experimentam, misturam, dilatam as narinas, tudo num frenesim de descobertas e vão sempre cheirando e cheirando até atingir a improvável leveza dos aromas. O melhor aroma sobrevive sempre. É por esse trabalho de incrível sabedoria e conhecimento da natureza que depois, mais tarde, compramos, para aplicar nos nossos pescoços, nos nossos cabelos e na nossa roupa, vislumbres de clareiras, de moitas de flores, charcos largos de luar, madrugadas leves, algumas rosas colhidas em certas noites do verão. O cheiro da urze invade o caminho por onde andamos a passear neste fim de tarde. O cheiro da urze é subtil, delicado e transparente. Também muitas abelhas preferem as urzes! Talvez não saibam que muitos champôs e cremes do corpo e chás e tantos outros produtos têm como componente a urze! E quem diz a urze, diz as silvas dos silvados, diz as folhas dos regatos, diz papoilas, diz também musgos orvalhados."

Texto retirado das primeiras páginas, aqui.
Mais informação sobre o livro, aqui
Mas o melhor, melhor, é mesmo lê-lo.

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...