segunda-feira, junho 01, 2015

Expect More / David Lankes e os Novos Bibliotecários



Existem bibliotecas há milénios, mas hoje muitos poem em causa a sua necessidade. Num mundo ainda mais digital e conectado, ainda precisamos de lugares para livros nas nossas cidades, escolas, universidades? E se as bibliotecas não são sibre livros, são sobre o quê?
Lankes defende que as comunidades precisam de bibliotecas que vão além dos tijolos e do cimento, além dos livros e da literatura. Precisamos de esperar mais das nossas bibliotecas. Devem ser lugares de aprendizagem e promover as nossas comunicades em termos de privacidade, propriedade inteletual, e deenvolvimento (económico, social, político, cultural). Apela a que as comunidades se cheguem à frente na luta pelas suas expetativas, e lutem por grandes bibliotecas.
Depois do Atlas for a New Librarianship (2011), David Lankes publicou este título, à venda durante dois anos, e, finalmente, colocou-o em livre acesso, com diversos formatos (pdf, ibook, mobi,  , incluindo audiobook.
 Está prevista a publicação de um novo livro. Podem entrar no debate sobre este aqui









Expect More: Demanding Better Libraries For Today’s Complex World | R. David Lankes

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...