quinta-feira, julho 22, 2010

1 ano, 1 semana e 1 dia


O anel que tu me deste
era de vidro e quebrou-se
O amor que tu me tinhas
era pouco e acabou-se

Cancioneiro popular português


Faz agora um ano, uma semana e um dia, saudei aqui a criação de lugares de professores bibliotecários nas escolas portuguesas, integradas na RBE. Designação por 4 anos, para garantir estabilidade, empenhamento, qualificação e... responsabilização!

O pessoal (1600!) correspondeu, trabalhou denodamente, criou e criticou, discutiu, inventou, adaptou, fez mais formação, aguentou a carência de funcionários e de mais docentes para as equipas, floriu a web de presenças de bibliotecas escolares portuguesas, apoiou iniciativas do PNL, lidou com PTE e a Parque Escolar e as obras feitas por autarquias e DREs, e a Rede... cresceu, ganhou vigor! Entraram novas bibliotecas, há mais livros e serviços para todos os meninos e ameninas, jovens e adultos que pelas escolas passam. As próprias críticas revelam maior exigência, as expectativas mais credibilidade.

Hoje, 22 de Julho, quebrou-se o anel que nos deram. Afinal, era de vidro. O amor seria pouco...
Sem aviso nem porquê, quase em férias de Verão, depois de todas as escolas terem confirmado os seus professores bibliotecários, e algumas mesmo terem aberto concursos para novos lugares, tudo legal... Eis que salta uma nova portaria (558/2010) a alterar a anterior (de 2009), reduzindo o número de lugares a que cada escola/agrupamento tem direito!
Pasmamos não com a economia, nem mesmo com o economicismo da medida, mas com o momento escolhido, revelador de desprezo por quem trabalha nas bibliotecas escolares ou com elas - os tais parceiros RBE, como as autarquias e as bibliotecas municipais, que para isto não foram certamente ouvidos nem achados; os directores das escolas/agrupamentos, que asseguram condições diariamente... tampouco foram consultados! E muitos professores perderam entretanto a possibilidade de ser opositores a concursos, por confiarem que estariam a trabalhar nestas funções mais um ano, mais 3 anos...

Não desisto, não desistiremos certamente de lutar pela Liberdade, a qualidade da Educação e o direito à Cultura e ao Conhecimento consagrados na nossa Constituição e inscritos em muitos anos de vida e de trabalho. Passados e por vir. Não será uma portaria, a revogar outra portaria, que chegará para tanto. Nem mesmo um Ministério inteiro. Aqui como noutras paragens, há valores mais altos.
Mas lá que doi, doi.

Vão-se os anéis (sobretudo destes), fiquem os dedos.
Especialmente os dez dedos de cada par de mãos dos professores bibliotecários portugueses, habituados à escrita e ao afago, que não regateiam merecidos aplausos, mas que desta vez, farão, irão fazendo, certamente, outros gestos.

Maria José Vitorino

Professora desde 1976
Bibliotecária desde 1990

Vila Franca de Xira, 22.07.2010

18 comentários:

Anónimo disse...

É, infelizmente, mais um sinal do desprezo que a Educação e os professores merecem dos nossos (des)governantes!!!

bell disse...

No meu agrupamento, temos 3 bibliotecas na rede, cerca de 1800 alunos. Éramos 3 professores bibliotecários. Como é que 2 professores bibliotecários podem ser mais eficazes e eficientes e assegurar serviço de biblioteca a 1800 alunos como sugere a portaria?

Cláudia Mota disse...

Muito bem escrito! Era bom que este seu relato chegasse às mais altas instâncias!
PB desconsolada de Colmeias, Leiria
Cláudia Mota

Anónimo disse...

Zé,

obrigada por nos fazeres ouvir "mais alto"...

Sinto-me assim uma coisa "em forma de professora bibliotecária", mas solidária com a minha equipa fantástica!Já agora, não somos só números, temos nomes: Jacqueline, Pedro e Susana.

(Para assinatura, sou mesmo anónima, porque às vezes parece que não contamos muito...)

Anónimo disse...

Obrigada, Maria José
pelas tuas palavras,das quais comungo.
Sinto-me mais acompanhada e já não tão revoltada, como desafei no nosso "Ai!..."
Graça Gonçalves

Anónimo disse...

Conheço um colega do QZP que está na desagradável situação de não ter concorrido ao concurso de docentes por ter a garantia de que tinha lugar como prof bibliiotecário - e tinha mesmo... até agora.

angelina maria pereira disse...

Subscrevo este teu texto, Mª José. O que mais me indigna é saber que há professores-bibliotecários que foram tratados como 'pedras' de um jogo cheio de 'batota'...Será que os sindicatos de professores ficam calados?? É que tb eles parecem estar 'distraídos'...a assobiarem para o lado.
Não tenho qq dúvida que a RBE, na pessoa da Dra Teresa, fez tudo o que lhe era possível para impedir esta nova Portaria mas...

Maria José Vitorino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria José Vitorino disse...

Angelina: ainda bem que gostaste! Prezo muito a tua opinião. Pela minha parte, já me mobilizei junto da Direcção do meu sindicato. Que desconhecia esta medida, tal como quase todos nós... até hoje de manhã! Assim todos o façam.
A RBE é muita gente : mobilizemo-nos. Cada um faça a sua parte, que serão muitas certamente, e alguma fará efeito, quanto mais não seja no coração daqueles que estão mais directamente a sentir os custos de tudo isto: os colegas professores bibliotecários que de sopetão perdem o lugar, e os que, nesse agrupamento, terão de assegurar as bibliotecas no próximo ano com menos esse elemento. :)

Sandra Marques disse...

Obrigada Maria José. Sempre lá com objectividade.
As nossas queridas BE estão de luto e não mereciam isto.
Sandra Rebelo Marques

Maria José Vitorino disse...

Enviei hoje esta mensagem a todos os grupos parlmentares

Será que repararam nos cortes em professores bibliotecários, 375 dias depois de se criar esta função nas escolas (Portaria 756/2009 de 14 de Julho) e de se celebrarem 13 anos da Rede de Bibliotecas Escolares - em consequência de Portaria 558/2010, de 22 de Julho, que anexo)?

Será que 150 docentes directamente afectados, em plenas férias de Verão, são poucos para que se reaja?
Será que os efeitos imediatos em mais 1500 (sobrecarga de trabalho, maior instabilidade, sementeira de desrespeito) são de menor importância?
Será que as consequências para as bibliotecas escolares e as condições de aprendizagem e acesso a bens culturais pelos alunos de todas as escolas básicas e secundárias são para esquecer? Ou aguardar para ver depois das férias?

A Ministra da Educação não pode dar explicações? Ou ninguém lhas quer pedir?

Que posso/podemos fazer além de votar em eleições e pagar quotas de um Partido? Conformar-me/-nos?

Posts aqui resumindo a situação

Lerdoler (blog) http://lerdoler.blogspot.com/2010/07/1-ano-1-semana-e-1-dia.html
Bibliotequices(blog) http://bibliotequices.blogspot.com/2010/07/reduzir-para-melhorar-ou-para-poupar.html


Petição a correr na internet
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2706

Maria José Santos disse...

Maria José:
: era bom que estas tuas palavras - que são Nossas também - chegassem aos ouvidos das «altas instâncias». Tudo isto é um retrocesso impensável nesta altura do nosso campeonato. As Bibliotecas, os alunos, nós, não merecem/merecemos mais esta bofetada - sem luva!!

Maria Sobral disse...

As palavras exactas no momento exacto: palavras desassombradas, lúcidas,certeiras, corajosas, com o toque de irreverência que caracteriza a autêntica integridade.

Lucília Santos disse...

Boa Maria José,

corroboro as tuas palavras. Estamos todos abismados com esta medida que só em si é muito nefasta e com o respectivo timing de surgimento e aplicação fica traiçoeira. É difícil levantar do chão...

Maria José Vitorino disse...

Fenprof toma posição (26 Julho 2010)http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=4948

Anónimo disse...

Peco desculpa pela falta de acentuacao e outros caracteres tao portugueses. Tambem eu achava que tinha direito a ferias nesta altura e que poderia desligar-me da triste realidade dos concursos. O meu caso e caricato:1) opto por concorrer a professora bibliotecaria e mudo-me com o meu marido de armas e bagagens para o local onde fui colocada e penso que irei iniciar quatro anos de trabalho de continuidade que em 11 de tempo de servico nunca experimentei, sempre saltitanto de nenufar em nenufar;2) depois, a criacao de um mega-agrupamento atira-me para fora a um mes e pouco da entrada em ferias; 3) surge uma luz ao fundo do tunel: uma escola ali perto tem agora direito a dois professores bibliotecarios e abre concurso externo. Concorro e fico em primeiro lugar (o facto de ter formacao academica compensa, penso eu); 4) a portaria aparece a posteriori e eis que de primeira na lista fiquei sem lugar, porque ja nao sao precisos dois professores bibliotecarios. E agora? Sou QZP e nao posso concorrer? E depois esperam motivacao, envolvimento e trabalho? Dei tudo ao longo destes anos, pemitiram que criasse expectativas e agora deixam-nos assim, esquecidos, sem resposta. Nao estou em Portugal, nao sei se isto teve algum destaque nas TV, mas imagino que nao... Triste pais este em que vivemos e tao triste esta profissao!
Obigada, Maria Jose por expressares aquilo que tanto sentimos.

Maria José Vitorino disse...

Reacções no Parlamento

Bloco quer saber qual o impacto da Portaria n.º 558/2010 junto da rede de bibliotecas escolares
http://beparlamento.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=3590&Itemid=36

Maria José Vitorino disse...

PCP interpela o Governo sobre este corte
http://www.pcp.pt/situação-dos-professores-bibliotecários-e-portaria-nº-5582010

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...