quarta-feira, outubro 14, 2020

E-READ-COST - Declaração de Stavanger, 2020



Questões para futura investigação: 
À medida que aumenta a utilização de materiais digitais para uso educacional e pessoal,
surgem questões importantes sobre o futuro da leitura, a pedagogia da literacia e a importância
da comunicação textual: 
• Em que contextos de leitura e para que leitores pode o uso de textos digitais ser mais
vantajoso? 
• Inversamente, em que domínio de aprendizagem e da escrita literária deve ser
incentivado e defendido o suporte em papel? 
• Estará a tendência da leitura em ecrã para ser mais fragmentada, menos focada e com
um processamento mais superficial, a ser transferida para a leitura em papel e, assim,
transformando este padrão naquele que é mais frequentemente adotado
independentemente do suporte? 
• Estará a nossa suscetibilidade para as notícias falsas e ideias preconcebidas a ser
ampliada pelo excesso de confiança nas nossas competências para a leitura digital
• O que pode ser feito para incentivar um tratamento mais aprofundado dos textos em
geral e, em particular, daqueles que são lidos em ecrã?
Declaração de Stavangen, Fevereiro 2020 (pdf)

https://ereadcost.eu/wp-content/uploads/2020/03/DeclaracaodeStavangerPT.pdf



Quem somos? 

O projeto “Evolução da Leitura na Era da Digitalização (E-READ) (Evolution of Reading in the Age of Digitisation) é uma iniciativa de investigação europeia que reuniu cerca de 200 académicos e cientistas no domínio da leitura, edição de texto e literacia de toda a Europa, num esforço conjunto para pesquisar o impacto da digitalização nas práticas de leitura. Grande parte da nossa pesquisa concentrou-se na forma como os leitores, principalmente crianças e jovens, compreendem e recordam textos escritos quando utilizam materiais impressos ou digitais. Os membros desta Ação COST de investigação, financiada pela União Europeia e outras partes interessadas, reuniram-se a 3 e 4 de outubro de 2018 em Stavanger (Noruega) para debater as principais conclusões de quatro anos de investigação empírica e de discussões sobre o assunto (2014-2018). A Declaração de Stavanger sobre o Futuro da Leitura representa um resumo desses estudos e colaborações


Grupo Linkedin https://www.linkedin.com/groups/8456377/ - criado em 2015, 50 membros


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