quarta-feira, novembro 13, 2019

Caderno de Poesias (1) - Maria Bethânia



CADERNO DE POESIAS
 2015Com direção, roteiro e repertório de Maria Bethânia, o DVD Caderno de Poesias, que integra o livro homônimo editado pela UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, já pode ser adquirido separadamente
O DVD (Quitanda/Biscoito Fino) traz a interpretação de Maria Bethânia para poemas, canções e textos que estão no livro, ilustrados com recursos de animação gráfica. Gringo Cardia assina a direção do vídeo e o projeto gráfico do livro. A obra é resultado de um projeto concebido por Bethânia em parceria com a UFMG, voltado para divulgar poesia, literatura e canção popular na escola pública.
Esse projeto começou em 2009 com a iniciativa da historiadora Heloisa Maria Murgel Starling de convidar Maria Bethânia para participar do projeto “Sentimentos do Mundo”, da UFMG. A artista criou o espetáculo “Leituras de Textos”, no qual resgatava a arte de declamar poemas. “Nesse livro, Maria Bethânia reafirma a equivalência entre a chamada ‘alta literatura’ e as canções populares, entre o culto à soberania da abordagem literária em sua inesgotabilidade de sentido e de permanência, e o nosso hábito, meio distraído de fazer da canção o complemento natural da atividade cotidiana de viver”, observa a escritora.
Enquanto a artista interpreta poemas, animações gráficas conduzem o espectador ao universo lúdico dos textos. O DVD registra o espetáculo apresentado pela cantora em Diamantina, Minas Gerais, sete clipes extras sobre os poetas e um filme com poesia escrita do tamanho do show.
O Livro não acompanha o DVD.


Descrição das faixas e condições de aquisição:
https://biscoitofino.com.br/produto/caderno-de-poesias/#descricao

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...