quinta-feira, março 02, 2017

«Toda a literatura é educativa» – Educatio Madeira

 
Que revolução silenciosa está, afinal, a acontecer na promoção da leitura em Portugal? 
Essa foi uma metáfora que escolhi para o título da conferência porque é uma transformação que tem vindo, de facto, a acontecer nas últimas décadas.Já temos esta revolução silenciosa como adquirida e quase nem damos por ela.Temos a tendência para nos queixarmos e não nos damos conta de como, em Portugal, estão a acontecer coisas muito interessantes a este nível. Antes do 25 de Abril, a taxa de analfabetismo em Portugal era de quase um quarto da população — há indicadores que até apontam para números mais elevados — e agora, pela primeira vez, em 2015, os resultados do PISA colocam-nos acima da média da OCDE em todas as áreas: na leitura, na matemática e nas ciências.
Isto não acontece por acaso. Acontece porque houve uma série de iniciativas que ocorreram ao longo de décadas.
Aí, eu destacava a rede de bibliotecas públicas, a rede de bibliotecas escolares, as mudanças na formação de professores (inicial e continuada), os programas escolares que têm insistido na leitura e nas competências de leitura. 
Por isso, isto não é uma questão de um governo ou de outro, de uma política ou de outra, mas é a questão de uma atenção continuada em distintas áreas da leitura.
Se pensar que há 40 anos, quando eu era uma criança, não havia um espaço parecido com este… Claro que não basta ter os espaços, é preciso promover, formar os públicos, atrair as crianças e as famílias para estes espaços. Estamos a dar passos muito interessantes a este nível. 
Por exemplo, as bibliotecas escolares em Portugal têm merecido — por parte dos nossos parceiros europeus, inclusivamente países da Europa do Norte — um reconhecimento e uma atenção muito especial. 
Em alguns casos, estamos a funcionar como exemplo para países que sempre vimos como referências.
Ana Margarida Ramos, 2017


«Toda a literatura é educativa» – Educatio Madeira – Medium

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...