sexta-feira, março 17, 2017

A invenção da "heterossexualidade"

(Credit: Getty Images)
Enquanto o sexo heterossexual é claramente tão antigo como a Humanidade, o conceito da heterossexualidade como identidade é uma invenção recente
O Dicionário Médico de Dorland, de 1901, definia heterossexualidade como "um apetite anormal e pervertido pelo sexo oposto". Mais de duas décadas mais tarde, em 1923, o dicionário Merriam Webster defenia-a como "uma paixão sexual mórbida por alguém do sexo oposto". Só em 1934 a heterossexualidade foi contemplada como o significado que hoje nos é familiar: "manifestação de paixão sexual por alguém do sexo oposto; sexualidade normal".
Sempre que conto isto às pessoas, elas respondem com incredulidade dramática. Isso não pode estar certo! Bem, certamente não o sentimos como certo. Sentimos que a heterossexualidade simplesmente "esteve sempre ali".


O resto do artigo, interessante porém um bocado longo, para ler com vagar, está em inglês, aqui - à fgalta de melhor, usem o tradutor automático do Google:

BBC - Future - The invention of ‘heterosexuality’

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...