sábado, fevereiro 16, 2013

Português Claro



Só neste país / é que se diz / só neste país (Sérgio Godinho)


Confesso que por vezes me enervo com a nossa recusa em aceitar que o país é o povo, e o povo também somos nós (aqueles que falam, eu incluída). A batalha cultural é sempre uma frente avançada, mais amais de efeitos a longo prazo, e que só alastram a mais gente se houver generosidade de quem a trava. Neste país, e em todos. 
Este video (de 2011) mostra que há muito a fazer, mas também, pela sua própria existência (e pela da Sandra, uma jovem post-25 de Abril, viva!) que alguma coisa foi feita. Até porque se "atreve" a exigir ao Governo que fale língua de gente normal - e não apenas que toda a gente normal domine a língua do Governo/do Poder. E que se cumpra a lei de 1999 (modernização administrativa), uma lei que também foi feita (mas dessa vez para ser cumprida) noutros países, e que haja movimentos cívicos que achem que este direito é mesmo importante. Movimentos que envolvem também a atitude individual de cada um (em vez de "não estou para me chatear"). E prémios "ouro" e prémios "limão" para estimular.

Como sempre, podemos ver o copo meio cheio, ou meio vazio.
Ler mais sobre a empresa Português Claro: https://portuguesclaro.pt/
E no Facebook: https://www.facebook.com/portugues.claro

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...