Manifesto da UNESCO
Origens do Manifesto
1976 : a Comissão Australiana da UNESCO promoveu um seminário sobre Planeamento e Desenvolvimento de Bibliotecas Escolares. Uma das recomendações desse seminário refreia a preparação de um “Manifesto das Bibliotecas escolares “ semelhante ao “Manifesto das Bibliotecas Públicas” da UNESCO.
1978 : a Comissão Australiana da UNESCO envia um esboço preliminar deste documento, preparado pela Associação Australiana de Bibliotecas Escolares, ao Secretariado da UNESCO.
1980: esta questão foi discutida no Encontro da Secção de Bibliotecas Escolares da IFLA (International Federation of Library Associations), em Manila, recebendo apoio e aprovação unânimes. Em Novembro deste ano, a UNESCO confirma o Manifesto como seu documento oficial
MANIFESTO DA UNESCO SOBRE MEDIATECAS ESCOLARES
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura foi fundada para promover a paz e a felicidade, agindo sobre o espírito dos homens e das mulheres. O presente Manifesto proclama que os serviços das mediatecas escolares são essenciais para uma efectiva educação de todas as crianças e adolescentes, e que a educação é um agente vital na manutenção da paz e do entendimento entre povos e nações.
Serviço de Mediatecas Escolares
Um efectivo serviço de mediatecas escolares é essencial para o cumprimento do projecto educativo de escola e uma componente necessária do conjunto de serviços de bibliotecas. Um serviço eficaz de mediateca escolar deverá :
dar apoio constante ao programa de ensino e aprendizagem e propiciar mudanças na educação ;
assegurar o máximo acesso a uma gama de recursos e serviços tão vastos quanto possível;
fornecer aos estudantes as capacidades básicas para obter e usar a máxima diversidade de recursos e de serviços ;
habituá-los à utilização das bibliotecas, para divertimento, informação e educação contínua.
Para alcançar estes objectivos, a mediateca escolar necessita de :
pessoal com qualificações profissionais quer em biblioteconomia quer em educação, assistido por pessoal de apoio em número suficiente ;
colecções adequadas de materiais seleccionados, impressos e audiovisuais ;
espaço adequado para organizar estes recursos, de modo a assegurar o acesso fácil aos serviços e a sua utilização racional.
Extensão dos serviços
Os serviços da mediateca deverão proporcionar :
Uma grande variedade de materiais impressos e audiovisuais. Estes materiais precisam de ser avaliados, seleccionados, adquiridos e organizados para uso, de acordo com os procedimentos reconhecidos para facilitar o acesso, assegurar a utilização e evitar a desnecessária duplicação de materiais.A palavra impressa tem sido tradicionalmente aceite registar e comunicar conhecimentos, ideias e informação. Livros, jornais e revistas continuam a ser os recursos mais importantes das bibliotecas escolares. Contudo, a tecnologia criou novas formas de registo que fazem parte, cada vez mais, do acervo da biblioteca. Estas formas incluem a impressão em formatos reduzidos para armazenagem e transporte, filmes, diapositivos, discos, fitas magnéticas audio e vídeo, objectos tácteis, maletas multimedia e “realia”;
Materiais que sirvam as necessidades específicas quer das crianças sobredotadas quer das que revelem lentidão na aprendizagem, bem como de outras com situações diferenciadas;
Instalações, equipamento e materiais para trabalho individual e para trabalho em grupo;
Oportunidades para a satisfação pessoal, o divertimento e o estímulo da imaginação ;
Recursos para encorajar a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas de estudo ;
Materiais para o aperfeiçoamento profissional dos professores e para a selecção e produção de recursos que apoiem o desenvolvimento curricular, a programação e a avaliação do curriculum.
Partilhando recursos
Este Manifesto reconhece como essencial o envolvimento de toda a comunidade no planeamento do conjunto de serviços de bibliotecas. Tal envolvimento deveria beneficiar todos os grupos envolvidos. O seu principal objectivo é satisfazer as necessidades dos estudantes e professores ; contudo, a mediateca escolar deve ser considerada como um elemento da rede de bibliotecas que pode contribuir para o serviço global das bibliotecas da comunidade, de acordo com os recursos de que dispõe.
Estas Guidelines e outras posteriores apoiam a promoção deste Manifesto, e podem ser solicitadas à IFLA, Secção 11. Bibliotecas Escolares e Centros de Recursos Educativos, ou à UNESCO, Division of PGI, 7, Place de Fontenoy, 75 700 Paris, França.
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