ONDE ESTÁ O WALLY? POR
ONDE ANDA O LEITOR?
Semana da Leitura, desde
2006 a marcar calendário nas escolas portuguesas
Texto enviado para publicação na Blimunda, Março de 2019 - desafio de Andreia Brites
Em 2006, dois anos após a criação
do Plano Nacional de Leitura por Resolução do Conselho de Ministros,
formalizou-se a Semana da Leitura, a celebrar anualmente por todo o País, com
iniciativas diversas, abrangendo o maior leque possível de leitores e não
leitores – estes últimos encarados como potenciais leitores. Este ano, o PNL2027
promove de 11 a 15 de Março um programa [1]
com o lema da Semana da Leitura 2019 - “Hoje leitor, amanhã leitor!”, e divulga
atividades, envolvendo escolas, bibliotecas, universidades, livrarias, e outras
entidades [2].
No entanto, e de modo fiel às
orientações da Semana, não é raro encontrarmos “Semanas da Leitura” noutras
datas, por conveniência dos planos de atividades das escolas e bibliotecas
nelas empenhadas. O âmbito nacional da Semana da Leitura, e a sua presença em
quase todas as escolas, é evidente e confirmado por estudos publicados em 2011 [3]
e 2014 [4].
Os meninos e as meninas que em
2006 estavam a entrar no jardim de infância chegaram em 2019 à idade da
cidadania plena: podem votar, pela primeira vez, neste ano. E podem ser
eleitos, salvo para o posto de Presidente da República – esse, só depois de
2036…
Para cada um e cada uma destas
pessoas, a Semana da Leitura faz parte do calendário, como uma rotina escolar.
Em alguns casos, sai para fora dos muros da escola, mas sempre com uma dimensão
fortemente associada aos estudantes do ensino não superior, aos livros, à
literatura. Inclui atividades de formação, concursos, apresentações, tertúlias,
debates.
Procura-se manter o carácter de
celebração, da festa, da alegria de ler. Nem sempre se consegue que o prazer de
ler seja nesses dias comum a cada sala de aula, a cada momento do programa. O
envolvimento das famílias, de vizinhos e amigos, faz a diferença, tanto mais
quanto ultrapassa os programas da “Semana da Leitura” e passa a ser presente no
desenho de estratégias de mediação de leitura realizadas durante todo o ano
No décimo quarto ano, e nos
seguintes, haverá que, sem desvalorizar o que se atingiu, ousar mais. Manter a
festa, mas não esquecer o trabalho continuado que realmente consolida as
competências leitoras e os hábitos de leitura, multidisciplinares do ponto de
vista do curriculum, indissociáveis da escrita e da criação, em todas as
crianças e jovens. Focar o olhar no leitor em crescimento, mesmo que ele não
pareça visível no turbilhão de iniciativas. E manter o foco, mesmo nas idades
em que se desvanece o cuidado com a aquisição de competências leitoras – não
esquecer que ser leitor, saber ler, é um processo, de construção permanente.
Onde está o Wally? Que leitor é,
quer ser, pode ser, em que pega para ler? Na Semana da Leitura, certamente, mas,
sobretudo, em todas as semanas e meses de cada ano de vida, dentro e fora das
escolas e das bibliotecas.
Maria José Vitorino
[1] Programa disponível no sítio web do PNL2027. URL: http://pnl2027.gov.pt/np4/semanaleitura2019_apresentacao.html?subpag=semanaleitura2019_programa (acedido em 20190311)
[2] Atividades registadas. URL: http://pnl2027.gov.pt/np4/semanaleitura2019_apresentacao.html?subpag=emanadaleitura2019_atividades
[3] Costa, A. Firmino da, Pegado, Elsa,
Ávil, Patrícia (2008). Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Lisboa : GEPE.
URL: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/data/estudos/ficheiros/avaliacao_externa_5_anos_de_pnl_cies.pdf (acedido 20190321)
[4] Alçada,
Isabel (2016) O Plano Nacional de Leitura: fundamentos e resultados. Alfragide
: Caminho ISBN 978-972-21-2825-4. Texto disponível em URL https://run.unl.pt/bitstream/10362/18465/1/Tese%20M.%20Isabel%20Vilar.pdf
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