domingo, abril 29, 2018

O Museu das (minhas) Descobertas

Bairro Padre Cruz, Lisboa (Foto: Maria Vlachou)

Para o Museu das Descobertas ser um museu relevante no século XXI deve ser sobretudo, no meu entender, um museu de história social, que receberá contributos de várias outras áreas (história da expansão, história marítima, história militar, com objectos relacionados com estas áreas e ainda de criação contemporânea) e que terá que se preocupar também com o “contemporary collecting” (as minhas desculpas pelo uso do termo inglês). Que tipo de objectos serão estes, de onde virão, não sei dizer, haverá pessoas muito mais habilitadas do que eu para responder a isto. Sei que esta é uma história que se inicia no século XV, cujas consequências, boas e más, chegam aos nossos dias. É o presente e o futuro que se deve debater, olhando para o que foi o passado. É o presente e o futuro que se deve discutir com todos os que se sentem tocados pela história e pela actualidade.
Isto deve reflectir-se também nas experiências, memórias, conhecimentos, origens, género e cor de pele dos membros da equipa que se vai constituir. 
Maria Vlachou 

MUSING ON CULTURE: O Museu das (minhas) Descobertas

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...