terça-feira, maio 09, 2017

Candidatura

Candidato do BE à Câmara Municipal para 2017-2020: Carlos Patrão
João Machado (mandatário), Carlos Patrão, Alexandre Kafé, Maria José Vitorino, Catarina Lourenço, João fernandes, Vanessa Mendes, Nuno Onça (candidatos) e Pedro Filipe Soares (deputado na assembleia da República)


Esperança e confiança. Fazer acontecer


Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Geraldo Vandré (1968)

Como fazer a hora, no tempo que nos cabe?
Que canções estamos a cantar, e que outras ajudamos a inventar?
Há 40 anos, ao som de duas canções senha que todos hoje conhecemos, a coluna de Salgueiro Maia saiu de Santarém, cumprindo um plano de esperança e confiança. Ficaram célebres as palavras do capitão aos seus camaradas de unidade: quem quiser vir, venha, quem não quiser vir, fique. E ficaram célebres justamente, pois em poucas palavras não poderia representar melhor o sentido da democracia e da liberdade.
A liberdade começa em cada um e cada uma de nós, o futuro muda pelas mãos de homens e mulheres livres que escolhem, que conseguem amar e arriscam agir. E assim como hoje e no dia de votar, todos os dias se atrevem a sair de casa, do quartel, da sombra, para fazer acontecer.
A democracia que nunca está garantida - temos de a aprofundar para a defender. Não é fácil hoje, como nunca o foi.
E não há receitas prontas, para aquecer em micro-ondas. Tem mesmo de ser feita na altura, arriscando falhar para poder aprender, ao vivo.
Quantas vezes nos sentimos pessimistas quando olhamos o que se passa à nossa volta, na nossa casa e na nossa rua, no concelho, no país, no Mundo? É verdade que muitas, mas a força de que precisamos também nos chega dos sinais de esperança que tantos movimentos nos transmitem, em novos e antigos combates, pelos direitos humanos, por outra vida mais justa, mais digna, mais feliz para toda a gente. Contra a pobreza e a exploração das pessoas por outras pessoas, a desigualdade e o desemprego, a ignorância e o medo, o racismo e a discriminação, a xenofobia e a homofobia, a destruição do Planeta e dos seus recursos. Combates não faltam.
A cidade que queremos estar a construir, generosa e solidária, é uma cidade de alegria e confiança, mas não está feita nem tem receita. É feita de gente como nós, que erra e acerta, e aprende fazendo e pensando melhor. Requer rumo certo e mão firme, persistência e tolerância, ponderação e audácia, equilíbrio e coragem.
Este caminho não começou hoje, nem acabará agora.
Desde a sua fundação, o Bloco de Esquerda escolheu sempre atender à chamada nas eleições autárquicas.

Apresentamos listas e propostas, queremos verdade e transparência, e políticas certas hoje para um futuro de consequências muito melhores, democrático, livre e diverso, digno, solidário, generoso e feliz.

Pela confiança de quem votar BE, estaremos no nosso concelho, nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal, nas Juntas de Freguesia e na Câmara Municipal, lutando por vida melhor para todos e todas, com todos e todas. Em Vila Franca de Xira, as nossas vozes fazem e farão a diferença. Flores? Flores!
Como escreveu o Pedro Lobo Antunes em tempos bem mais duros : 
Nos teus olhos vê-se a flor/ Vê-se a flor que trazes dentro / Nascem flores onde quiseres /Não deixes que as leve o vento.
Neste caso, travar o vento do desalento e do conformismo: propor-se a votos e votar, no dia 1 de Outubro de 2017.

Caminhamos, cantando, e seguindo a canção. Acreditando nas flores, para vencer o canhão. Mais flores, menos dores, mais flores. Como nos ensinaram tantos outros, e nos exigem os que agora nascem. 

Quem quiser ficar, que fique. Quem quiser vir daí, que venha.
Contem comigo, contem connosco, contem com o Bloco de Esquerda.

Póvoa de Santa Iria, Rua dos Marinheiros
Apresentação de candidatos do BE às eleições autárquicas

8 de Maio de 2017
Maria José Vitorino, 1ª candidata pelo BE à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira.


Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...