terça-feira, julho 07, 2015

As 100 linguagens dos meninos



Video inspirado no poema de Loris Malaguzzi
(versão em português minha)

E ao invés o cem existe


A criança / é feita de cem.

A criança tem / cem línguas / cem mãos / cem pensamentos / cem modos de pensar / de brincar de falar / cem sempre cem / modos de escutar / de ficar sem palavras de amar / cem alegrias / para cantar e entender

cem mundos / para descobrir / cem mundos / para inventar / cem mundos / para sonhar.

A criança tem / cem línguas / (e mais cem cem cem) / mas roubam-lhe noventa e nove.

Dizem-lhe: / para pensar sem mãos / para fazer sem cabeça / para escutar e não falar / para entender sem alegrias / para amar e para ficar sem palavras / só na Páscoa e no Natal.

Dizem-lhe: / para descobrir o mundo que já é / e dos cem / roubam-lhe noventa e nove.

Dizem-lhe: / que o brincar e o trabalhar / a realidade e a fantasia / a ciência e a imaginação / o Céu e a Terra / a razão e o sonho / são coisas / que não se juntam.

Dizem-lhe em suma / que o cem não existe.
A criança diz: / o cem existe.
Loris Malaguzzi



A partir do original, em PensieriParole

Invece il cento c’è

Il bambino

è fatto di cento.

Il bambino ha
cento lingue
cento mani
cento pensieri
cento modi di pensare
di giocare e di parlare

cento sempre cento
modi di ascoltare
di stupire di amare
cento allegrie
per cantare e capire

cento mondi
da scoprire
cento mondi
da inventare
cento mondi
da sognare.

Il bambino ha
cento lingue
(e poi cento cento cento)
ma gliene rubano novantanove.

Gli dicono:
di pensare senza mani
di fare senza testa
di ascoltare e di non parlare
di capire senza allegrie
di amare e di stupirsi
solo a Pasqua e a Natale.

Gli dicono:
di scoprire il mondo che già c’è
e di cento
gliene rubano novantanove.

Gli dicono:
che il gioco e il lavoro
la realtà e la fantasia
la scienza e l’immaginazione
il cielo e la terra
la ragione e il sogno
sono cose
che non stanno insieme.

Gli dicono insomma
che il cento non c’è.
Il bambino dice:
invece il cento c’è.
Loris Malaguzzi

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