sábado, junho 13, 2015

Textbook vs story book. Stephen Krashen





Stephen Krashen, sempre no combate pela leitura, a aprendizagem e o pensamento, contra o monolinguismo, o império dos testes e dos exames e a formatação das respostas educativas na escola. Uma delícia, Uma esperança.

Alargar a leitura ao longo da vida (e beber café) previne a demência na população. E se possível, ser bilingue desde muito cedo.
Desenvolvemos literacia conversando, lendo, ouvindo histórias e canções, contando e recontando.Vocabulário e gramática aprende-se em ação. Ação, interação. Ler, escrever, falar, entender, 
Insistir, como só os que têm e esperam prazer do que conseguem fazer/praticar.
O motor da paixão sempre ganhou ao efeito do chicote.

Ler. Ler por prazer. Ler em voz alta, ler em silêncio. Ler e reler em duas línguas pelo menos, alternando alegremente como entre dois amores de países diferentes. Cheirar café, beber café, saborear e sentir o sorriso dos neurónios.
Escrever. Brincar com as palavra. Conversar e ficar a pensar naquilo. Desligar a televisão pelo menos um dia por semana.
Ler 10 minutos antes de deitar. 



Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...