sexta-feira, abril 24, 2015

O Mediterrâneo é o lugar onde a vida se fez Tempo, por Miguel Portas



Não precisavam os de Córdoba de uma antecâmara do paraíso na sua casa de oração? Talvez não, porque a tinham ali perto, quase ao alcance da mão, na Alhambra dos nazarís de Granada. Esta cidadela inacabada é um pecado. Tem o arrojo da torre de Babel e a delicadeza dos contos de fadas. No mundo dos meus sonhos ela ocupa o topo da montanha mais alta. (do Prefácio do livo "Périplo")
Nada poupa as mulheres deste mundo. Mas será com elas e por elas que este lado do Mediterrâneo acabará por resolver os seus problemas. Nas cidades, não faltam os homens a contar o tempo e as moscas pelos cafés e o desemprego não é a única explicação para tal hábito. Ao invés, nunca se encontra uma mulher que não esteja ocupada. As mulheres são o grande segredo deste mundo feito à imagem e semelhança de um deus que as detestou ao ponto de as ter criado de uma costela masculina. (in Capítulo 1)

Prefácio: O Mediterrâneo é o lugar onde a vida se fez Tempo, por Miguel Portas | Esquerda
Prefácio e 1º capítulo para download: http://www.esquerda.net/sites/default/files/Periplo-PromocaoAbril2012.pdf

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...