quarta-feira, setembro 04, 2013

a vida pensada a régua e compasso | aposentos


"Dito de outro modo, as construções deixaram de ser um apoio à aquisição de propriedades e noções para passarem a ser ilustrações grosseiras de noções que eram dadas como adquiridas. E, isso, parece-nos natural por ser consistente com o ensino superior e as suas ferramentas de então.
Talvez por isso a manutenção e renovação dos utensílios de desenho para a geometria matemática deixou de ser acautelada. Falamos de escolas que conhecemos e onde trabalhámos. Quando começámos a preocupar-nos verdadeiramente com o problema, nos primeiros anos da década de 80, procurámos fazer construções geométricas em sessões para professores de matemática, na escola em que trabalhávamos. Com algum espanto nosso e nenhum espanto dos participantes, não conseguimos traçar uma circunferência e, em alguns casos, nem uma recta adequada aos passos da construção. Para além dos quadros de ardósia ou similares, os compassos e as réguas que requisitáramos já estavam em adiantado estado de decomposição. E estamos convencidos que essa degradação não se devia só a incúria das administrações; era suportada pelas práticas dos profissionais envolvidos no ensino da geometria matemática. Não se encontravam em mau estado os instrumentos dos anexos a salas específicas de professores de desenho.
(...)
Quando apareceram os quadros interactivos, experimentámos cada um dos modelos, um pouco por todo o lado, ao mesmo tempo que experimentávamos programas de Geometria Dinâmica na esperança de podermos ver os jovens nas salas de aula a resolver problemas usando instrumentos (réguas e compasso, visuais e virtuais), a confirmar resultados, a pensar o passo a passo, propriedade a propriedade, compondo raciocínios e percebendo como as coisas andam ligadas, como uma só construção está na base de muitas ideias diferentes. (...)"
Arsélio Martins, 2013

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