¡Copiad, malditos! é um documentário sobre os novos desafios éticos e morais sobre a propriedade individual que levanta a revolução digital. É o primeiro documentário TVE com licença Creative Commons.
Direitos dos cidadãos à cópia privada versus direitos de autor sobre criações originais.
Como aprendemos sem praticar a cópia - todos começámos a escrever copiando palavras, por exemplo. Como garantir a cultura como bem público possibilitando a existência de indústrias culturais mas impedindo que o critério do seu lucro seja o único que prevalece?
Como assegurar que os criadores como escritores e músicos conseguem viver da venda das suas criações? Por onde passam os limites?
Impressionou-me bastante a convicção de um representante das indústrias : se não for possível ganhar dinheiro com a criação, ninguém se vai dedicar a atividades culturais. Mas que raio de ideia, que ideia pobre, a de que a única dimensão da vida é o dinheiro!
A grande questão é que os intermediários entre quem cria e quem frui sempre mudaram ao longo dos tempos, e a organização social e económica se foi adaptando a isso.
¿Qué es la propiedad intelectual? ¿Y el copyright? ¿Hasta qué punto se puede poseer una idea? Desde hace algunos años y especialmente desde la irrupción masiva de la sociedad de la información, el sistema se está cuestionando constantemente. ¿Hasta qué punto puede ser un delito copiar? ¿No copiamos todos constantemente cuando pensamos?Fonte: http://www.rtve.es/television/documentales/copiad-malditos/
Sem comentários:
Enviar um comentário