«Temos necessidade de uma nova didáctica que não esteja subordinada ao "diálogo professor-aluno" e que encare os média como verdadeiras "máquinas de representar" (Jacquinot, 1993a) e verdadeiras "máquinas de comunicar" (Perrault, 1989).» (Oliveira, 2004).
Tal didáctica está por inventar…
Para produzir e-conteúdos precisamos de:1) uma estrutura de enquadramento/produção/difusão (que pode ser um Centro de Recursos);
2) recursos humanos (equipas de desenvolvimento que integrem generalistas, “sábios” como autores ou professores, “escriturários digitais” para uso adequado das ferramentas informáticas, e artistas que possam contribuir para a qualidade estética dos materiais); e
3) alguns equipamentos (relativamente acessíveis no seu custo).
De resto, precisamos, sobretudo, de muita imaginação e muita coordenação de esforços, a par de motivação, incentivos e liderança com visão estratégica.
Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares. CIEd 2006
Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro
Sem comentários:
Enviar um comentário