- Leitura elementar
- Leitura de inspeção (ou de análise)
- Leitura analítico
- Leitura sintópica - o mais avançado
Este tema é lembrado num artigo de imprensa digital brasileira, na altura em que passam 54 anos sobre a publicação da obra que lançou estes conceitos, de Adler e Van Doren, How to Read a Book: the classic guide to intelligent reading (1940), que posteriormente os aprofundariam numa reedição em 1972.
A obra magna de Mortimer J. Adler foi publicada em língua portuguesa no Rio de Janeiro em 1947 com o título "A arte de ler: como adquirir uma educação liberal", numa tradução de Inês Fortes de Oliveira, e teve sucessivas edições, como esta, de 1954, disponível integralmente em formato digital (pdf). Mais tarde, teve outras edições, no Brasil, com o título "Como ler livros: o guia classico para a.eitura inteligente".
No prefácio original, datado de 1930, Mortimer J. Adler enuncia:
Pretexto aqui: Conheça os 4 níveis da leituraA obra magna de Mortimer J. Adler foi publicada em língua portuguesa no Rio de Janeiro em 1947 com o título "A arte de ler: como adquirir uma educação liberal", numa tradução de Inês Fortes de Oliveira, e teve sucessivas edições, como esta, de 1954, disponível integralmente em formato digital (pdf). Mais tarde, teve outras edições, no Brasil, com o título "Como ler livros: o guia classico para a.eitura inteligente".
No prefácio original, datado de 1930, Mortimer J. Adler enuncia:
Este em resumo, é um ensaio que trata da leitura, relacionando -a
com a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Afirmei que é um
“livro ameno”. Queria dizer que é muito mais simples do que os
grandes e bons livros que vocês devem aprender a ler. Espero que
cheguem à mesma conclusão e que, tendo aprendido a ler, a mais
pesada leitura, algum dia abandonada, deixe de aborrecê-los. É
bom aprender. Os livros ficarão mais simples, ao se ir descobrindo
a simplicidade deles.
Para os amigos do Lerdo Ler mais bibliófilos, aqui fica um video gostoso e algo provocador sobre o livro e saga da suaa edição no Brasil (em Portugal, não consegui encontrar nenhuma):
Sem comentários:
Enviar um comentário