sábado, junho 24, 2017

Bibliotecas comunitárias - para todos, plurais, combatendo esterótipos, preconceitos e colonialismo cultural

Foto: Rincón de la lectura, Red de Bibliotecas de Cajamarca (Peru), em LectyLabRed (website descontinuado)

A capacidade de inclusão, a verdade, o respeito e a sustentabilidade devem elementos essenciais. A concepção das bibliotecas e dos serviços de biblioteca devem respeitar as necessidades e as possibilidades dos utilizadores finais, e levar a resultados sustentáveis ao longo do tempo. Devem cumprir-se os requisitos relacionados com as necessidades da biblioteca da comunidade pela mobilização de apoio ao nível da base; isto é, as comunidades precisam de ser envolvidas na identificação dos problemas, na sugestão de soluções e melhoramentos, e no desenvolver de estratégias.
Para além de ser "apropriada" pela comunidade, a biblioteca e os seus serviços precisam de ser sustentáveis ao longo do tempo: uma biblioteca não pode estar constantemente a reinventar-se, antes deve focar os seus esforços na manutenção e na melhoria dos seus serviços.
Inclusiveness, trust, respect and sustainability should be core elements. The design of libraries and library services should be respectful of the final users' needs and possibilities, and lead to sustainable results over time. The community's library-related requirements should be met by mobilizing support at grassroots level; that is, communities need to be involved in identifying problems, suggesting solutions and
improvements, and developing strategies. Besides being "appropriated" by the community, the library and its services need to be sustainable over time: a library should not continuously keep reinventing itself, but focus its efforts on maintaining and improving its services.
Ler mais aqui:
Civallero, Edgardo (2017)Library services for indigenous societies in Latin America Experiences and lessons

Sem comentários:

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito

Ladrões de Bicicletas: A tirania do mérito : « Quem alcançou o topo, passou a acreditar que o sucesso foi um feito seu, uma medida do seu ...